top of page
  • Jaqueline Arice

O que o Efeito Borboleta pode nos ensinar sobre ser empreendedor


"O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um tufão no Japão". Essa frase, muito citada, abre discussão a uma expressão que se refere a como os acontecimentos se inter-relacionam de alguma forma, dentro da Teoria do Caos, o Efeito Borboleta.

O Efeito Borboleta é uma metáfora: o bater das asas da borboleta significa gerar efeitos inesperados em cadeia, a partir de um evento inicial. As mudanças iniciais causam consequências inimagináveis no futuro, por isso tais eventos seriam imprevisíveis(caóticos). Essa é a explicação básica da Teoria do Caos.


Esses conceitos se aplicam não somente à história da Jovens Projetistas, mas também ao ambiente empresarial que envolve as empresas juniores - e demais organizações inseridas no mercado.


Correlacionando a teoria do Efeito Borboleta ao espírito empreendedor, se aprende maneiras diversas não só de pensar e de construir algo novo, mas também de acreditar na mudança. Faz-se refletir sobre a relação de causa e efeito diante das possibilidades de escolhas e sobre a responsabilidade das decisões feitas. Há inúmeros exemplos de como o novo traz resistência para ser aceito, tais como as inúmeras teorias de revoluções científicas que sempre tiveram um termo em comum: a fuga do óbvio. Porém, o novo é o evento inicial.


A Jovens Projetistas é uma empresa júnior da faculdade de engenharia de Guaratinguetá, UNESP, que trabalha com projetos nas áreas da engenharia civil, mecânica e elétrica. Surgiu de uma ideia de dois universitários de criar uma extensão da faculdade voltada para desenho técnico. Decidiram divulgar a ideia para outros universitários da faculdade e assim, conseguir novas pessoas para ajuda-los a construir uma nova EJ. Fizeram um post num grupo da faculdade divulgando a palestra e a entrevista que fariam com os interessados e então conseguiram juntar 12 pessoas.


A partir daí, dois anos atrás, começou uma jornada nada fácil para hoje a Jovens Projetistas ser uma empresa júnior filiada ao Núcleo Unesp referência em projetos de engenharia, contando atualmente com 29 membros.


O evento inicial que ocasionou o surgimento da Jovens permitiu que hoje ela seja uma empresa que impacta a comunidade em que vive e que ajuda na formação de profissionais com ótimos conhecimentos técnicos. Esses eventos foram frutos do progresso da empresa, consequente da crescente demanda de projetos, desenvolvimento e capacitação dos membros como empreendedores. Porém, a dimensão de cada mudança positiva, tanto na vida de um membro como dos clientes, foi imprevisível. Essa é a “mágica” do Efeito Borboleta, as mudanças positivas obtidas, por mais simples que sejam, já fazem todos os esforços valerem a pena.


A Teoria do Caos, sendo baseada pela imprevisibilidade, pode intervir tanto na vida das pessoas quanto nas organizações empresariais, pois ambas são complexas e dinâmicas e sofrem influencias do meio externo. Faz-se necessário então, que ambas estejam preparadas para se adaptar às novas realidades que surgem todos os dias. Para isso, nas empresas, existe a necessidade da criação de um ambiente de trabalho que valorize o capital humano, além da adoção de uma gestão participativa e da descentralização do poder, para que assim exista criatividade e inovação na empresa para se adaptar às situações não previstas.


Diante de tudo isso, pode-se inferir que hoje a Jovens Projetistas cresceu tanto em consequência, não somente de seus hábitos, costumes e características, com práticas simples como: reuniões gerais, dinâmicas, imersões, e valorização de cada integrante, criando um ambiente dinâmico onde todos possuem autonomia – seja para criar, dar sugestões ou tomar a frente de algum projeto - mas também em consequência da criatividade, pro atividade e a vontade de crescer da empresa, características as quais a move e a faz progredir todo dia mais.


1.223 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page