- Investir em uma EJ é investir na educação de jovens permitindo a eles uma vivência empresarial.

pexels-porapak-apichodilok-346885 (1).jp

Movimento Empresa Júnior - uma rede global

O Movimento Empresa Júnior (MEJ), nasceu na França na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais, com o objetivo de fortalecer a formação acadêmica de seus participantes unindo conhecimentos acadêmicos com setores do mercado de trabalho. A ideia foi um sucesso e rapidamente se espalhou por diversos países do globo. 

No Brasil o Movimento chegou na década de 90, com a criação das primeiras EJs e das Instâncias. Segundo dados do portal Brasil Júnior, estima-se que desde 2010, o cenário nacional foi responsável por inserir 70.000.000,00 R$ na economia brasileira. Outros dados ilustram que atualmente no Brasil há mais 11 mil estudantes no MEJ, realizando cerca de 3 mil projetos ao ano em diversas empresas júniores por todo país. 

Empresas Juniores, são associações sem fins lucrativos gerida e constituida por alunos de graduação do ensino superior e por não possuir fins lucrativos, as EJs permitem cobrar valores inferiores aos do mercado. Investir numa EJ é investir na educação de jovens permitindo a eles uma vivência empresarial. 

Instâncias
NSP-1.png
logo-brasil-junior.png
logo.png

Para auxiliar na organização do movimento, foram criadas instâncias dentro do cenário, estas por suas vez têm a função de representar EJs de diferentes locais e região, além, também de servir como uma rede de apoio para as empresas juniores. Além disso, as federações também podem atuar como uma ponte entre EJs e empresas seniores por meio de patrocínios, eventos, palestras e conteúdos.

 

Nós da Jovens Projetistas respondemos a três federações. A Brasil Júnior (BJ) , responsável por representar o MEJ a nível nacional, a FEJESP - Federação Paulista de Empresas Juniores - que é aquela que auxilia as EJs do estado de São Paulo e por fim, ao Núcleo São Paulo que é uma instância regional que representa as empresas da capital de São Paulo e do Vale do Paraíba.