• Gabriel Henrique

Você já ouviu falar em Domótica ?

Saiba agora o que a Domótica, conforto e automação residencial têm em comum.

Foto de: lucadp on getty images


O que é ?


Desde os primórdios da humanidade, o conceito de moradia é tido como algo sagrado, a casa sempre foi vista como um espaço de descanso e conforto, ao longo dos séculos a luta dos indivíduos tem sido, em parte, para aumentar esse conforto. Se antes nossos antepassados aglomeravam-se em cavernas, hoje, graças a tecnologia é possível encontrar casas totalmente automatizadas.


Nesse contexto, entra a automação residencial que é um conceito relativamente novo, mas que vem ganhando muita força, graças a presença de grandes players como Google e Amazon que já trabalham em produtos capazes de transformar a casa em uma verdadeira smart home.


Em meio a tudo isso surge o termo Domótica que vem da união da palavra em latim Domus “casa” e Immotique “automático”. A Domótica tem como objetivo facilitar a comunicação dos equipamentos elétricos de uma casa promovendo assim a automatização de algumas tarefas domésticas. Esse processo conecta os diversos aparelhos a um núcleo central e pode ser feito de forma remota ou local.


Além disso, a Domótica está muito relacionada à busca por conforto, pois se tratando de uma atividade de automação ela visa reduzir o esforço dos moradores. Sendo possível controlar a iluminação do ambiente, a climatização e também a segurança do local.


Abaixo citamos alguns exemplos do que é possível fazer com a domótica:


  • Controlar a iluminação ambiente;

  • Ajustar o nível de umidade e qualidade do ar;

  • Abrir persianas;

  • Controlar aparelhos audiovisuais;

  • Acessar sistema de segurança, como alarmes e câmeras;

  • Reconhecimento de voz;

  • Comunicação com dispositivos móveis.



Como fazer ?


A Domótica é um campo que atrai tanto entusiastas do movimento maker, quanto empresas que oferecem soluções prontas para um projeto, como por exemplo: tomadas e interruptores inteligentes.


Para aqueles que querem se aventurar no ramo, é possível realizar um projeto completo utilizando um arduino, sensores, relés e até motores de passo. Para auxiliar essa comunidade, há diversos fóruns na internet onde é possível encontrar uma gama de ideias para automação residencial, bem como o passo a passo para a elaboração dos circuitos.


Para aqueles que não possuem conhecimento técnico há diversas empresas que atuam no segmento de automação e oferecem alguns equipamentos já prontos, como é o caso da linha de interruptores inteligentes da empresa Sonoff, que permite fazer com que o sistema de iluminação de um ambiente se torne integrado com dispositivos wi-fi e centrais de comunicação, há também fechaduras inteligentes, sensores de movimento, entre outros.



Foto de:Sebastian Scholz (Nuki) onUnsplash


Quando falamos em automação é impossível deixar de citar os assistentes virtuais. Eles funcionam por meio da inteligência artificial e são capazes de executar desde tarefas mais simples, como tocar uma playlist, até mesmo controlar alarmes e sensores. Sendo assim, estão presentes em diversos projetos de domótica atuando como um núcleo de comunicação com os aparelhos eletrônicos da casa. A assistente virtual mais famosa é a Alexa, da Amazon, mas também temos a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft e o Google Assistant.


A domótica ainda é um campo a ser explorado, tanto pelos entusiastas quanto pelas empresas, mas a tendência é de crescimento do setor, graças aos avanços em estudos de inteligência artificial e à crescente busca por conforto doméstico.


A tecnologia é um campo que vem transformando diversos setores da sociedade e no futuro ela promete transformar os nossos ambientes domésticos proporcionando assim mais conforto para os moradores. Para mais informações sobre automação e domótica fique ligado no nosso blog.


12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo