• Jovens Projetistas Empresa Júnior

O que é ser Jovens Projetistas



O texto de hoje tem como objetivo transmitir a cultura da empresa e passar o sentimento do que é ser parte da Jovens Projetistas. Para isso, chamamos membros de diferentes áreas da empresa para compartilhar um pouco suas experiências pessoais e qual é a relação deles com a Jovens.


Os tópicos abordados neste texto são:

  • Por que você escolheu a Jovens ?

  • Por que você veste a camisa da Jovens ?

  • Quais desafios que a Jovens te oferece ?

  • Quais as responsabilidades que alguém recebe ao entrar na empresa?



Por que você escolheu a Jovens ?


Oi, eu me chamo Susana e sou a atual coordenadora de Relações Comerciais e também faço parte da coordenadoria técnica de Civil. Entrei em dois mil e vinte, o ano mais caótico possível. Mas por que eu escolhi a Jovens Projetistas mesmo assim?

Como eu moro perto de Guará, eu já conhecia um pouco da Jovens e ela foi muito decisiva quando eu fui escolher em qual faculdade eu entraria. Eu sempre me interessei por projetos e quando descobri que poderia fazer um projeto para clientes reais com problemas reais fiquei muito animada.

Mas dois mil e vinte foi o ano da pandemia e com ela fui abatida por um desânimo, pois na época não sabia se conseguiria conciliar um primeiro ano online e ainda prestar para uma Empresa Júnior. No entanto, apesar de todas as dificuldades continuei tentando e ao entrar na Jovens percebi que estar nela seria muito mais do que eu queria e precisava. O que eu achava ser apenas uma experiência profissional, do tipo lidar com situações reais de clientes e projetos se tornou algo muito mais além.

Eu que sempre me considerei tão tímida me candidatei ao cargo que mais fala com os clientes e ao ver meus esforços tendo resultados ao lado de pessoas que acolhem e que crescem juntos, pude ver que ali era o meu lugar. Escolhi e escolho a Jovens todos os dias porque além de uma experiência única, ela transformou meu ano e acima de tudo me transformou. Tenho um carinho e uma gratidão imensa por essa EJ e por todos que fizeram parte de sua história, sem dúvida foi uma das minhas melhores escolhas.


Por que você veste a camisa da Jovens ?


Olá, meu nome é Gabriel, sou coordenador de marketing da Jovens e também faço parte da equipe que executa projetos de engenharia elétrica. Eu entrei na Jovens Projetistas em dois mil e dezenove e desde então a minha vida dentro da faculdade mudou muito.

O maior impacto que a empresa causou em mim, foi o fato dela ter ressignificado o meu curso. Na época eu tinha algumas dúvidas se eu realmente deveria continuar seguindo na engenharia elétrica, mas ao entrar na Jovens mudei a minha visão, pois ao ter contato com treinamentos e projetos eu pude ver o quão legal pode ser a vida de um engenheiro eletricista.

Fazer parte da Jovens também me permitiu obter conhecimentos que dificilmente eu encontraria nas salas de aula do campus. Foi na extensão em que eu tive contato com a coordenadoria de marketing e foi nela também que eu aprendi o valor de trabalhar em equipe. Por fim, a Jovens também me apresentou a uma legião de estudantes, que insatisfeitos com a zona de conforto, decidiram se unir em torno de uma rede voltada ao empreendedorismo. Conhecer o Movimento Empresa Júnior (MEJ) só se tornou possível porque eu fiz parte de uma empresa júnior.

Então eu visto a camiseta da Jovens como um sinal de agradecimento por tudo que ela fez na minha vida e ainda pode fazer. Visto a camiseta da empresa porque acredito em seus valores e sei que aqui dentro posso encontrar mais do que colegas de extensão, aqui na Jovens eu encontro uma família.



Quais desafios que a Jovens te oferece ?


Olá, meu nome é Eduardo e sou o atual presidente da Jovens Projetistas. É interessante falar sobre os desafios que a Jovens oferece, pois é muito comum que diversos estudantes se perguntem quais batalhas os aguardam nas grandes empresas e como será o dia a dia dentro delas. No entanto, poucos imaginam que assim como em empresas seniors, desenvolver projetos, participar de reuniões e trabalhar em equipes também fazem parte do cotidiano das EJs.

Ao longo da jornada dentro da Jovens Projetistas, nossos membros encontram diversos desafios que os fazem evoluir e agregam experiências únicas que trazem grande conhecimento. Indo desde Hard Skills que envolvem o aprendizado em softwares e metodologias de projetos, até mesmo algumas Softs Skills, como a habilidade de liderar e gerenciar times.

São desafios como esses que a equipe deve enfrentar e vencer no dia a dia da Jovens, pois dessa forma eles conseguem adquirir uma experiência e know-how que só seriam passados em momentos muito adiante no mercado de trabalho. Tudo isso faz com que a vivência dentro da Jovens se torne uma experiência empresarial completa. Com isso, podemos ver o valor e o grande conhecimento que uma empresa júnior como a Jovens Projetistas tem a oferecer para cada membro que faz parte dessa extensão.


Quais as responsabilidades que alguém recebe ao entrar na empresa?


Oi, meu nome é Mariana e atualmente na Jovens, sou a diretora de Recursos humanos e também faço parte da coordenadoria técnica da Civil. Em dois mil e vinte eu entrei na faculdade e na Jovens ao mesmo tempo e descobri que em meio a tantas experiências novas também existem responsabilidades.

Dentro da empresa todos nós temos direitos e deveres e é muito importante compreender quais são eles. Quando entramos nessa equipe temos o compromisso com o nosso código de conduta e ética, que são baseados na nossa missão e nos nossos valores que são: Comprometimento, Horizontalidade, Paixão, Pertencimento, Qualidade e Transparência. São esses os pilares que nos movem. Também é fundamental termos o cuidado com cada projeto feito, prezando sempre pela excelência e dedicação de entregar ao nosso cliente o melhor tipo de serviço, causando assim, um impacto positivo em sua vida. Somado a isso, temos as nossas funções dentro da empresa como reuniões e tarefas administrativas, elas fazem a nossa engrenagem girar e continuar produzindo, portanto são extremamente necessárias.

Somos uma empresa, cuja visão é concretizar sonhos e por isso organizamos muito bem essa jornada para que tanto os sonhos dos nossos clientes quanto os dos nossos membros possam se tornar realidade, de modo que ambos fiquem satisfeitos e funcionem em harmonia.



Nesta série de depoimentos, vimos que a Jovens desempenhou um papel fundamental na vida de cada integrante da EJ. Para alguns a Jovens salvou a graduação, ajudou pessoas que estavam passando por momentos difíceis, ofereceu capacitações que só seriam acessíveis lá no mercado de trabalho e transformou até mesmo uma garota tímida em representante comercial.


A Jovens é mais do que uma empresa Júnior, ela é uma família. Aqui neste lugar cada pessoa possui um valor inestimável. Gostaríamos de escrever um texto com o depoimento de cada um dos nossos dezenove membros, só que infelizmente não seria mais um texto pro blog, mas sim uma biografia.


Se você que está lendo este artigo neste exato momento for um potencial cliente, saiba que é graças às pessoas que fazem parte dessa empresa que é possível entregar seu projeto e construir seu sonho. Caso você que esteja lendo agora seja um estudante da FEG interessado em entrar na Jovens, saiba que estamos ansiosos para te conhecer, pois só está faltando o seu nome na nossa biografia.



“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”

Michael Jordan



68 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo