• Guilherme Aquino

Mau-Cheiro, vazamentos e banho fraco, como resolver esses problemas ?

Saiba agora como um projeto hidrossanitário pode te ajudar a solucionar esses problemas.

Fonte: Canva


Nesse artigo, abordaremos os empecilhos recorrentes que ocorrem nos sistemas de água e esgoto de edificações devido a falta do projeto hidrossanitário.


O que é?


Chamado de Projeto Hidrossanitário ou de instalações Hidrossanitárias, é aquele responsável por planejar os sistemas de distribuição de água fria, água quente, esgoto e água pluvial ao longo da edificação. Em outras palavras, ele é o projeto que faz com que a edificação receba a água da concessionária e elimine os dejetos produzidos pela casa em questão.


Esses sistemas citados são os grandes responsáveis pelos custos extras de manutenção dentro de uma casa. A grande razão para que isso ocorra é que quando a casa é construída/projetada, os proprietários procuram economizar ignorando o projeto de hidro. Então se torna comum que futuramente haja problemas com as tubulações, causando baixa-pressão, mau odor, vazamentos, entre outros.


No entanto, nem todos sabem que um projeto de hidro bem feito acaba saindo mais barato que as correções das patologias que vão aparecendo aos poucos.


Para saber mais a respeito desse tipo de projeto clique aqui.


Os 3 Problemas mais recorrentes são:


1.) Problemas com a pressão d’água:


Atualmente, muitas residências sofrem com baixas pressões nos chuveiros e torneiras, comprometendo, principalmente, na hora do banho. Esse problema geralmente ocorre porque a coluna d’água que forma a pressão necessária gerada pela gravidade não é suficientemente alta para gerar uma pressão ideal.


Além disso, o que pode explicar a baixa pressão é o uso exagerado de conexões e trajetos longos que fazem com que aos poucos a água vá perdendo cargas localizadas e contínuas.


Há também, o problema com a pressão muito forte que acaba danificando as tubulações e causando vazamentos. Geralmente, este problema ocorre devido a não colocação de válvulas de alívio tanto para a água quente quanto para a fria.


Para que essas complicações sejam evitadas, o projeto hidrossanitário segue algumas etapas que passam por cálculos onde é previsto uma pressão ideal, tanto para uma boa utilização de chuveiros e torneiras, quanto para não danificar tubulações ou dispositivos.


2.) Mau-cheiro em ralos e pias:


Outro grande problema que assola o sistema são os mau-cheiros que podem aparecer em ralos e pias. Na maior parte dos casos, ele é causado por ralos secos ou entupidos.


Os casos mais comuns, são o dos ralos entupidos, porque de modo geral o dimensionamento das tubulações de esgoto não leva em conta o excesso de dejetos inapropriados que são lançados nele. Dessa forma, se o dimensionamento for feito de forma correta como as normas pedem, esse problema pode ser evitado.


Já no caso de ralos secos, são os que não possuem sifão deixando o caminho livre para os gases do esgoto retornarem pela tubulação, fazendo com que os gases circulem livremente através das tubulações levando o mau-odor para o ralo. Geralmente, o mau-odor aparece quando o ralo não é muito utilizado, ou foi mal implementado para aquele ambiente, então para resolver essa situação, geralmente, o ralo é trocado por um com sifão.


3.) Dificuldades com a manutenção:


Por terem vida útil, os materiais se desgastam com o tempo, sendo assim, todas as casas possuem necessidade de possíveis reparos. Logo, a manutenção de um sistema não planejado tende a ser mais custosa, porque a troca de certos elementos pode ser dificultada causando mais gastos para a resolução. Isso poderia se tornar muito mais fácil e menos custoso se um projeto hidrossanitário tivesse sido feito.


Com todos os pontos apresentados acima fica claro que este tipo de serviço é essencial para evitar problemas futuros nas construções, evitando vazamento, mau-cheiro, falta de água e por fim uma melhor organização do sistema que facilita a manutenção.


Planejar é essencial para evitar ter que consertar ou refazer algo no futuro. Então se estava pensando em não fazer um projeto de hidro para economizar, repense, porque as vantagens serão colhidas futuramente.


Ficou interessado? Então entre em contato conosco pelo contato.jovensprojetistas.com e agende um diagnóstico gratuito.



25 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo