• Victor Carvalho

Gerenciamento de equipes, como superar os momentos de crise.

Conheça algumas dicas de como manter seu time engajado, mesmo em momentos de adversidades.


Fonte: https://www.pxfuel.com/pt/free-photo-xcttm


A competitividade no mercado evidencia o papel da liderança para o sucesso de uma equipe. Porém, um grande questionamento surge em períodos de crises: como gerenciar um time nessas situações?

Se comandar pessoas em circunstâncias normais já não é uma tarefa simples, os períodos turbulentos podem abalar a confiança de muitos gestores experientes. Assim, nesse texto você saberá como lidar com essa situação e dicas essenciais para exercer uma liderança que sirva de inspiração para seus comandados e como motivá-los a expor seus melhores talentos.

O papel de um líder

O líder tem a missão de inspirar a equipe e criar condições para que as metas da Organização sejam atingidas, apontando os rumos certos e as diretrizes a serem seguidas para resultados bem-sucedidos. Entretanto, é importante destacar que um verdadeiro líder não é aquele que apenas dá ordens, um gestor competente deve saber organizar, delegar tarefas, tomar decisões acertadas além de servir de inspiração, jogando lado a lado com seus comandados.

Tornar um ambiente de trabalho organizado, onde as pessoas se sentem recompensadas por seus méritos é a chave para o sucesso.

A comunicação

A competência primordial para um grande líder é a comunicação com sua equipe e a transparência diante os acontecimentos que ocorrem na Organização. Em quaisquer momentos, é importante que todos estejam alinhados com os eventos e as situações da empresa.

Dessa forma, em tempos de crise, a efetividade na comunicação do gestor requer ainda mais atenção. Isso porque, em primeiro lugar, é preciso conter possíveis descontroles emocionais para minimizar os impactos sobre a produtividade do time. O posicionamento do líder fará toda a diferença para direcionar o foco ao que realmente importa e guiar seu time aos objetivos que os acompanham.

Assim, em momentos de crise, incertezas e apreensão serão recorrentes. E é nesse período que o líder deve, antes de tudo, entender os fatos e eventuais impactos sobre o seu negócio, traçar um plano de ações para enfrentar os obstáculos e, então, passá-lo para sua equipe.

Manter o bom relacionamento da equipe

É importante que em períodos difíceis, o líder não perca o controle de gerenciamento, nem o diálogo e consiga manter uma comunicação clara e transparente com sua equipe, além de motivá-los sempre que possível.

Por exemplo, no período da pandemia de Coronavírus no Brasil, diante dos acontecimentos que trazem um viés político para a questão, é essencial que o líder use da sabedoria para conduzir os colaboradores e evitar a exaltação dos ânimos, além de discussões que gerem desarmonia entre a equipe, pois isso também repercute de maneira negativa nos projetos de recuperação.

Aqui vão algumas outras dicas para você motivar sua equipe nos períodos de crise:

- Estabelecer metas: Quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para continuar. Assim, para motivar uma equipe, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas que sejam específicas, desafiadoras e mensuráveis.

- Dê feedbacks: Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta o seu trabalho como indiferente, mostrando que suas funções desempenhadas são importantes para a organização.

- Promova o Job Rotation: Funciona como um esquema de rodízio, no qual os funcionários trocam seus cargos de tempos em tempos. E tratando-se de uma maneira diferenciada de como motivar uma equipe de trabalho. Assim, os colaboradores saem um pouco da rotina repetitiva e previsível e interagem melhor entre si, descobrindo novos talentos.


- Treinamentos: Em tempos de crise, é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos. Dessa forma, elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos. Os treinamentos (cursos, workshops, palestras, etc.) precisam ser vistos como um investimento e não como um gasto. Isso motivará sua equipe a converter esse conhecimento em resultados.

- Seja otimista: Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado é fundamental os líderes terem pensamento positivo e sabendo transmitir isso para toda a equipe. Mostre para os colaboradores que esta é apenas uma fase ruim e no final vai dar tudo certo. Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, vai estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência.

Portanto, procure saber como está sua equipe, os problemas que ela enfrenta, além disso, esteja disposto a ouvir críticas, sugestões e opiniões do seu time de colaboradores. Você precisa transmitir confiança e inspiração à sua equipe. Ache maneiras, como as citadas nesse texto, para motivá-los e acreditarem que o momento de crise vai passar e um cenário positivo está por vir.

Eai, bora colocar essas dicas em prática?



12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo