• Pedro Marchi

Empreendedorismo na engenharia mecânica

Com tantas mudanças no mercado da engenharia, como se destacar neste meio?

Fonte: Canva.


É um fato que o mercado da engenharia está aquecido nos últimos anos. Aliado a isso, outra tendência forte gira em torno do empreendedorismo na área, compondo novas formas e relações de trabalho, em que o profissional faz seu horário e seus ganhos.


Um engenheiro pode ter prosperidade de carreira, sobretudo na área de engenharia mecânica, que abrange diversos temas ao longo da formação profissional.


Venda de ART para obras e projetos


Para toda construção civil, é necessário que um engenheiro faça um laudo garantindo que a obra atende todos os requisitos técnicos previstos pela lei e pela Associação Brasileira de Nomas Técnicas, a ABNT.


Porém não basta apenas o laudo de obra, é preciso fazer um laudo para todas os outros equipamentos que podem, de alguma forma, representar riscos para a mão de obra se não tiverem uma inspeção adequada, como andaimes e elevadores de construção civil. O engenheiro mecânico pode fazer a comercialização desse serviço, oferecendo tranquilidade para a empreiteira por saber que sua obra não corre riscos desnecessários e garantindo a segurança de todos os profissionais envolvidos.



Fonte: http://bitly.ws/s9EQ


Não apenas para a área de construção civil, mas também certas atividades profissionais exigem manutenções periódicas, como brinquedos de parques de diversões, linhas de produção e máquinas industriais, por exemplo. Há várias oportunidades no meio para quem tiver a disposição e habilidade devidas.


Consultorias de engenharia

Outra possibilidade dentro do mercado da engenharia gira em torno do trabalho para consultorias com um CNPJ (ou a abertura da própria consultoria).


Nesse trabalho, o engenheiro deverá emitir laudos, fazer e gerir projetos e tudo de mais que estiver dentro do escopo de trabalho. A carga horária maior compensa na rentabilidade maior, sendo assim o engenheiro pode cobrar por hora ou entrega e se valorizar no meio profissional.


PMOC


O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) se trata de uma manutenção nas condições de circulação de ar dentro dos ambientes, visando garantir qualidade de vida para todos os frequentadores destes ambientes.


Fonte: http://bitly.ws/s9F4


Exigida com certa periodicidade desde 2018, o serviço ganhou destaque com a retomada às atividades comerciais e institucionais no recente pós - pandemia do COVID – 19, cenário em que houve grande priorização para a circulação do ar dentro de ambientes, de forma a evitar novas contaminações pelo vírus.


Gestão de projetos


Outro movimento comum dentro das empresas gira em torno da terceirização da gestão de projetos complexos e custosos, aumentando sua viabilidade.


O engenheiro pode, com auxílio de ferramentas de gestão e as devidas metodologias, auxiliar pequenas e médias empresas com esta tarefa, de forma a agilizar tarefas e baratear os custos, recebendo por hora ou entregas.


Microempresa


Ainda se o engenheiro quiser, pode montar uma empresa que venda soluções para outras empresas (ou até mesmo o varejo), como tratores para o agronegócio, sistemas de irrigação mecanizados, soluções visadas para a área de sustentabilidade etc.


Fonte: Canva.


A única coisa necessária para este caminho é ter criatividade e fazer uma análise de viabilidade da sua ideia, baseada em estudos concretos sobre o nicho que você deseja fazer parte. Se ambas as condições se satisfazerem e houver disposição, é hora de agir.


Como é possível ver, a área da engenharia abrange várias possibilidades, não apenas dentro do mundo corporativo mas também dentro do empreendedorismo e negócios. Conte para nós, gostou de ler este artigo? Fique por dentro do blog da Jovens Projetistas para saber de todas as novidades!

58 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo