- Pedro Marchi
Empreendedorismo na engenharia mecânica
Com tantas mudanças no mercado da engenharia, como se destacar neste meio?

Fonte: Canva.
É um fato que o mercado da engenharia está aquecido nos últimos anos. Aliado a isso, outra tendência forte gira em torno do empreendedorismo na área, compondo novas formas e relações de trabalho, em que o profissional faz seu horário e seus ganhos.
Um engenheiro pode ter prosperidade de carreira, sobretudo na área de engenharia mecânica, que abrange diversos temas ao longo da formação profissional.
Venda de ART para obras e projetos
Para toda construção civil, é necessário que um engenheiro faça um laudo garantindo que a obra atende todos os requisitos técnicos previstos pela lei e pela Associação Brasileira de Nomas Técnicas, a ABNT.
Porém não basta apenas o laudo de obra, é preciso fazer um laudo para todas os outros equipamentos que podem, de alguma forma, representar riscos para a mão de obra se não tiverem uma inspeção adequada, como andaimes e elevadores de construção civil. O engenheiro mecânico pode fazer a comercialização desse serviço, oferecendo tranquilidade para a empreiteira por saber que sua obra não corre riscos desnecessários e garantindo a segurança de todos os profissionais envolvidos.

Fonte: http://bitly.ws/s9EQ
Não apenas para a área de construção civil, mas também certas atividades profissionais exigem manutenções periódicas, como brinquedos de parques de diversões, linhas de produção e máquinas industriais, por exemplo. Há várias oportunidades no meio para quem tiver a disposição e habilidade devidas.
Consultorias de engenharia
Outra possibilidade dentro do mercado da engenharia gira em torno do trabalho para consultorias com um CNPJ (ou a abertura da própria consultoria).
Nesse trabalho, o engenheiro deverá emitir laudos, fazer e gerir projetos e tudo de mais que estiver dentro do escopo de trabalho. A carga horária maior compensa na rentabilidade maior, sendo assim o engenheiro pode cobrar por hora ou entrega e se valorizar no meio profissional.
PMOC
O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) se trata de uma manutenção nas condições de circulação de ar dentro dos ambientes, visando garantir qualidade de vida para todos os frequentadores destes ambientes.

Fonte: http://bitly.ws/s9F4
Exigida com certa periodicidade desde 2018, o serviço ganhou destaque com a retomada às atividades comerciais e institucionais no recente pós - pandemia do COVID – 19, cenário em que houve grande priorização para a circulação do ar dentro de ambientes, de forma a evitar novas contaminações pelo vírus.
Gestão de projetos
Outro movimento comum dentro das empresas gira em torno da terceirização da gestão de projetos complexos e custosos, aumentando sua viabilidade.
O engenheiro pode, com auxílio de ferramentas de gestão e as devidas metodologias, auxiliar pequenas e médias empresas com esta tarefa, de forma a agilizar tarefas e baratear os custos, recebendo por hora ou entregas.
Microempresa
Ainda se o engenheiro quiser, pode montar uma empresa que venda soluções para outras empresas (ou até mesmo o varejo), como tratores para o agronegócio, sistemas de irrigação mecanizados, soluções visadas para a área de sustentabilidade etc.

Fonte: Canva.
A única coisa necessária para este caminho é ter criatividade e fazer uma análise de viabilidade da sua ideia, baseada em estudos concretos sobre o nicho que você deseja fazer parte. Se ambas as condições se satisfazerem e houver disposição, é hora de agir.
Como é possível ver, a área da engenharia abrange várias possibilidades, não apenas dentro do mundo corporativo mas também dentro do empreendedorismo e negócios. Conte para nós, gostou de ler este artigo? Fique por dentro do blog da Jovens Projetistas para saber de todas as novidades!