• Victor Carvalho

Economia de energia elétrica na sua residência

Entenda como um projeto de instalação elétrica é importante na redução do preço da sua conta de energia.


Foto de: https://www.pxfuel.com/pt/free-photo-ximbs


O elevado custo das despesas domésticas faz com que famílias revejam seus gastos. Muitas, por sua vez, tentam diminuir o impacto na conta de luz, mas o que poucos sabem é que um bom projeto elétrico pode ajudar a amenizar os gastos.


Acompanhe neste texto o funcionamento de um projeto de instalação elétrica e como ele pode diminuir sua conta de luz.


Mas, afinal, o que é esse projeto?


A instalação elétrica consiste na implementação física dos componentes das ligações elétricas, conectando a fonte geradora de energia e as cargas. Nas instalações residenciais, a fonte geradora vem da concessionária e as cargas são os eletrodomésticos e eletroeletrônicos que conectamos nas tomadas.


A importância de um projeto de instalações vai além da economia na conta de luz. Esse serviço proporciona uma maior segurança ao usuário e a sua residência.

Em algumas situações quando não há um projeto elétrico, as ligações feitas “a olho” podem ser mal conectadas e ocasionar “sobra de cargas”. Esse excesso de elétrons que circulam pelo fio, e são responsáveis pela geração da corrente elétrica, faz com que as fiações não atendam o nível de consumo esperado e sofram aquecimento. Em alguns casos essa situação coloca o local em risco de incêndios, mas muitas vezes gera um desperdício de energia.


Veja abaixo como é feito todo o planejamento para se executar um projeto, desde o estudo da planta até a entrega do projeto.


Etapas da instalação


- Análise da planta baixa:

A análise da planta baixa do local consegue aferir a quantidade de lâmpadas. Segundo a NBR 5410, a quantidade de iluminação mínima é regulamentada a partir da área do ambiente. Onde é feito um cálculo onde se descobre a quantidade de lumens (unidade de medida de fluxo luminoso), e por meio dele pode-se determinar quantas lâmpadas serão necessárias e a sua iluminância para aquele ambiente.

- PTUE’S e Fornecimento:

Os pontos de tomadas de uso específicos (PTUE’S) não seguem uma norma específica. Eles dependem do aparelho e da sua localização. Alguns pontos e peças irão influenciar na tomada a se utilizar.

Para saber mais sobre o dimensionamento de tomadas, clique aqui.

- Determinação dos circuitos elétricos:

Por questão de segurança, a NBR 5410:2004 determina que os circuitos possuem em média 10A (ampère) de corrente. Em um imóvel recomenda-se a separação dos circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas.

- Aferir local do quadro de distribuição:

Após determinar o local do quadro de distribuição, define-se o local de alimentação dos pontos de consumo.

- Dimensionamento do disjuntor aplicado no quadro de mediador:

O tipo do disjuntor depende do tipo de fornecimento e do tipo de sistema de distribuição da companhia de eletricidade local.

- Diagrama unifilar:

Por fim, o diagrama unifilar representa a trajetória dos pontos, de luz e tomadas, e dos dispositivos conectados aos circuitos criados. O diagrama apresenta a alimentação da concessionária, o quadro de medição, o quadro de distribuição e os circuitos finais. O objetivo é verificar, de forma rápida, quantos condutores passarão em determinados eletrodutos, além do trajeto do mesmo.

Agora que já entendemos como se organizam as etapas do projeto, vamos ver como ele pode te beneficiar na economia de sua energia.


Como economizar na sua conta de luz?


Antes de tudo é preciso entender como funciona a conta de energia e como é feito o cálculo de consumo. Para ajudar neste tópico, nós preparamos um artigo completo destrinchando a conta de luz, para acessá-lo, basta clicar aqui.

Há diversas razões que garantem a redução no consumo de energia. Uma delas consiste na troca de produtos velhos por novos, que apresentam menores índices de perdas.

Outro motivo refere-se a novas tecnologias, como o uso de lâmpadas led, motores de alto rendimento que podem ser utilizados no portão automático da sua casa, e inversores de frequência para a partida dos mesmos.

Por exemplo, ao substituir lâmpadas antigas pelas led, além de ter um ambiente mais claro e mais agradável, gera uma economia média de 30% na conta de energia. Além disso, outro fator decisivo na economia de energia, é a realização de um projeto luminotécnico que favoreça a iluminação natural do ambiente. Tudo isso pode influenciar na quantidade de lâmpadas na residência e quanto maior for o aproveitamento da luz natural, maior será a economia.


Outro vilão na conta de energia são os chuveiros elétricos. Isso ocorre porque esses equipamentos consomem muita carga, os chuveiros são cargas puramente resistivas e demandam uma tomada de uso específico. Eles podem consumir de 5500W até 7700W, portanto quanto mais tempo o chuveiro permanecer ligado, maior vai ser o valor da conta de energia.


Uma forma de amenizar o impacto dos chuveiros, é pensar previamente no modelo a ser instalado ainda nas fases iniciais do projeto elétrico. Há também outras alternativas como o modelo de chuveiro a gás ou solar.


Outro fator importante são os cabos de fiação. Cabos muito finos oferecem uma resistência maior a passagem de corrente, o que além de poder danificar os equipamentos da casa, também geram perdas de energia na instalação. Uma forma de corrigir isso é fazendo um projeto elétrico de qualidade, pois com um serviço desses é possível calcular a espessura correta da fiação antes mesmo da obra iniciar.


Sendo assim, um projeto elétrico é fundamental para aqueles que querem ter um gasto menor na conta de luz, pois o projeto deve sempre buscar o desenvolvimento de soluções que minimizem os gastos energéticos e que tenham alta eficácia.


Se na sua residência o consumo aumentou repentinamente, seus disjuntores estão caindo com frequência e busca qualidade no serviço com um projeto de instalações elétricas que trará conforto e economia para você, então procure nós da Jovens Projetistas. Estaremos prontos e dispostos a fazer o melhor serviço para que problemas elétricos não sejam mais um problema.


10 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo