• Gabriel Henrique

Desenho mecânico

De que forma ele está associado à produtividade da sua empresa.


Foto de Matej no Pexels


Atualmente, vivemos em um mundo extremamente competitivo, onde a cada ano inúmeras inovações surgem. Contudo, algo tão simples como o desenho de uma peça pode ser crucial para que empresas economizem tempo, dinheiro e aumentem a segurança dos processos. Por isso, no artigo de hoje, explicaremos como o desenho mecânico está diretamente relacionado a este ganho de produtividade.


De fato, o desenho mecânico, também conhecido como desenho técnico, é a representação gráfica de uma ideia/objeto, utilizando elementos como escalas, símbolos e medidas, possibilitando a fabricação de novas peças e produtos. Portanto, devemos entendê-lo como um documento que facilita a comunicação entre o projetista e o fabricante, para saber onde determinada peça deve ser furada, de que forma ela pode ser cortada e quais serão suas dimensões.


Além disso, é fundamental que esses desenhos possam ser lidos por qualquer profissional da área, devendo obedecer às normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a fim de garantir a qualidade e a veracidade do desenho.


Outro detalhe importante é a otimização de tempo na linha de produção. Para podermos visualizar isso, imagine que você vá confeccionar um lote de peças para uma fábrica, é importante saber o formato e as dimensões que as peças vão possuir, garantindo que os modelos sigam um padrão. É neste ponto que o desenho mecânico entra na jogada, servindo de manual de fabricação com todas as especificações, até porque, não seria interessante para o dono dessa fábrica que suas peças acabem diferentes umas das outras, certo?


Neste contexto, há uma economia de tempo, pois com o desenho o fabricante não terá que se preocupar com detalhes pequenos, além disso, trará a garantia de um padrão de qualidade. Sendo assim, ele serve como um mapa para o seu produto, atuando tanto como um facilitador da fabricação, quanto no auxílio da manutenção da peça/produto.


Ademais, devemos salientar que o desenho de peças e objetos também é uma das primeiras etapas para uma futura modelagem 3D do produto, em softwares como AutoCAD e SolidWorks. O estágio de modelagem é muito importante, pois além de oferecer uma representação mais próxima da realidade; com os softwares adequados, é possível realizar simulações em cima do produto a ser confeccionado.



Foto de RF._.studio no Pexels



Resumidamente, o desenho técnico traz inúmeros ganhos em termos de produtividade dentro de um mercado cada vez mais competitivo, portanto, apostar neste tipo de projeto pode ser fundamental para sua empresa.


Logo, nós da Jovens Projetistas, podemos ser a resposta para seus problemas, com o nosso serviço de desenho mecânico para peças e desenvolvimento de produtos. Para saber mais, entre em contato conosco.



35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo