• Jovens Projetistas Empresa Júnior

Containers: Uma solução sustentável para a construção civil.

Conheça um pouco mais dessa tendência que vem em ascensão na construção civil.

Fonte: (https://www.archdaily.com.br/br/800283/casa-container-granja-viana-container-box)


O que é um container?


O container é uma caixa de aço ou alumínio, construída para transportar cargas por todos os meios de transporte, marítimo, aéreo e terrestre. Possuindo uma ótima qualidade, resistência e durabilidade, podendo levar em média 100 anos de vida útil fora do mercado náutico.


Um pouco de história:


Em 1950, Malcom Mc Lean, dono da empresa de transporte SeaLand, após observar os meios nos quais os produtos eram armazenados e transportados, pensou que deveria criar um recipiente melhor. Após isso, ele criou o primeiro container, sendo um caixote de aço com dimensões variadas de acordo com a carga que iria transportar, porém com as taxações, Malcom resolveu padronizar o tamanho e peso dos containers.


Após anos de uso do container, em meados de 1990, alguns arquitetos ingleses encontraram carcaças de containers abandonados em docas e perceberam que tal estrutura poderia se tornar algo extremamente funcional na construção civil.


Aplicações na construção civil:


Na construção civil os contêineres utilizados possuem dois tipos, sendo de 20 pés (2,45 x 2,60 x 6,00 m) e de 40 pés (2,45 x 2,90 x 12,00 m), tal medida já está padronizada internacionalmente.


Sendo o container considerado por muitos o “Lego” do engenheiro e arquiteto, pois seu uso na construção se assemelha a empilhar e conectar módulos de acordo com o projeto, possuindo diversas maneiras de se utilizar, indo da criatividade dos projetistas.


No Brasil, atualmente é possível visualizar diversas construções com o método construtivo de container, um bem popular são os restaurantes da marca Madero, onde o restaurante inteiro, desde a cozinha até o salão foi feito dentro de containers. Além dessa área comercial, outro uso para eles está sendo em canteiros de obras, sendo utilizados como escritórios e almoxarifados.


Com isso, o número de construções habitacionais com o uso desses módulos está aumentando muito ao redor do mundo, gerando uma ascensão no mercado de container. Onde está ficando bem comum empresas de construção se especializar em tal método construtivo.

Fonte:(https://www.restaurantemadero.com.br/pt/restaurante/sp/lorena/madero-container-lorena-pt)


Vantagens:


Atualmente, a sustentabilidade vem se tornando um tema cada vez mais importante. Tendo isso em vista, os meios alternativos de construção civil estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, sendo o uso do container um desses métodos sustentáveis e alternativos de construção, pois em sua confecção não se utiliza água, areia, brita, tijolo e cimento, amenizando assim o impacto ambiental.


Além disso, em muitos casos os contêineres utilizados são reutilizados da exportação de carga, tornando-se um método construtivo sustentável. Outras vantagens é a rapidez de execução, sendo necessário poucos dias para levantar a estrutura inteira da edificação além do seu custo baixo comparado a um método de construção tradicional. Dessa forma, os três grandes pilares que impactam na decisão das pessoas por optarem nesse método construtivo são: Sustentável, Rápido e Econômico.


Cuidados necessários:


O uso do container na construção civil é algo realmente prático e encantador, porém são necessários alguns cuidados em sua aplicação. No caso da reutilização de um container de carga, é necessário fazer um levantamento do tipo de carga no qual ele transportava, pois em caso de levar algum conteúdo contaminado é necessário realizar uma descontaminação para o uso construtivo.


Ademais, é necessário um ótimo isolamento térmico e acústico para uma estrutura feita em container, pois a caixa de aço não retêm calor nem o som, sendo uma grande carcaça que em dias quentes se torna um forno e em dias frios se transforma em um freezer. Também é preciso levar em conta que qualquer batida na carcaça o som ecoa de forma intensa. Por essas razões, os revestimentos térmicos e acústicos são tão importantes para o container, podendo ser utilizados lã de rocha, de vidro e de pet.


Custo de um container:


O preço hoje em dia varia muito de empresa para empresa, porém algo padrão para todo o mercado é que quanto mais especificações e características que você queira do container, mais caro ele será, ou seja, um container novo normalmente é o dobro do preço de um usado.


Já, um container com isolamento térmico e acústico pode ser o triplo do preço de um normal. Dessa forma, o valor varia bastante para cada tipo que o usuário solicite e para cada empresa. A fim de sanar um pouco a dúvida de quanto um container pode custar, deixo o seguinte link: www.casascontainer.express, tal site já deixa evidente o custo para cada um dos tipos de container.


Dessa forma fica claro que o os containers são uma solução inteligente para a construção civil, haja vista que ele aumenta a velocidade de execução de uma obra, além é claro de contribuir para a sustentabilidade, uma vez que é dado valor a um objeto que já encerrou seu ciclo de vida no mercado.

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo