• Guilherme Aquino

A revolução 5G

Conheça agora o próximo passo da tecnologia



Foto de: Freepik


O que é o 5G?


Para entendermos melhor o real impacto do 5G, precisamos, antes, passar um raio X nas gerações anteriores.

Enquanto que no 3G, era possível compartilhar fotos e vídeos entre outros aparelhos, o 4G conectou diversos usuários, deixando a conexão cem vezes mais rápida que a anterior e possibilitando que mais pessoas se conectassem à rede sem perder qualidade no sinal.


Assim como seus antecessores, o 5G é uma tecnologia relacionada a rede de internet móvel que, por sua vez, promete superar estas em velocidade e qualidade de conexão, o que possibilitaria as conexões entre todas as coisas com um delay, antes de 50 milissegundos, agora sendo de 1 milissegundos.


Como funciona o 5G?


O 5G funciona através de ondas de rádio, que se propagam em uma frequência de até 800 MHz. Essas ondas são emitidas por antenas que possuem um alcance reduzido, chegando a 250 metros cada uma, por isso o número de antenas necessárias para o bom funcionamento da nova rede de dados terá que ser maior que o das antecessoras.


No entanto, um fator importante que vai fazer com que o funcionamento da rede seja mais eficiente, é que haverá um mecanismo inteligente nas antenas que será responsável por focar o sinal, evitando emiti-lo para todas as direções.

Atualmente, no Brasil existem aproximadamente 100 mil antenas 4G. Com isso, é possível dizer que para a implementação do 5G, o investimento em infraestrutura terá que ser mais reforçado.


Quais serão as suas inovações?


O grande trunfo do 5G é que a sua latência (o tempo de atraso que demora para um pacote de dados ir de um ponto ao outro), é muito menor em comparação ao 4G. Devido a isso, será possível desenvolver uma comunicação entre aparelhos que antes não existia. Uma aplicação direta do 5G são os carros autônomos.


Em relação aos carros autônomos, a vantagem da nova rede é que ao oferecer uma conexão mais rápida com baixa latência, o sistema de segurança dos freios pode fazer com que acidentes sejam evitados, por meio da comunicação com aparelhos de pedestres e outros veículos. Então, caso aconteça algum imprevisto no meio do trajeto, o carro poderá tomar uma ação mais efetiva e mais rápida para evitar acidentes.



Foto de: neofeed



Além disso, o aumento do número de dispositivos conectados permitirá que as cidades se tornem mais inteligentes, aprimorando os sistemas a partir de dados de diferentes aparelhos, conectando smartphones, ferramentas de monitoramento, eletrodomésticos, sensores meteorológicos, sensores de presença e centrais de segurança.

O 5G também promete inovar no campo da medicina, com a nova rede será possível a realização de consultas remotas, permitindo com que até mesmo cirurgiões possam auxiliar procedimentos em outros países por meio da telemedicina.


Outro fator importante é que com o 5G os profissionais da saúde poderão obter informações mais detalhadas de seus pacientes. Shafiq Rab, diretor de informações do Rush University Medical Center, apontou em uma reportagem ao CNET que a partir do momento em que uma pessoa pisar no estacionamento de um hospital, informações como temperatura corporal, pressão sanguínea entre outras coisas ja serão repassadas aos médicos do hospital, isso devido a comunicação entre os diversos dispositivos conectados a rede.


Previsão para a chegada no Brasil:


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro de 2021 aprovou o edital para o leilão das redes de 5G no país. Para o ministro das comunicações, Fábio Faria, até julho de 2022 o 5G deverá estar disponível em todas as capitais brasileiras. As exigências para o vencedor do leilão serão que: o 5G deverá estar disponível em cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025; em cidades com mais de 200 mil em julho de 2026; em todos os municípios em dezembro de 2029.

Dessa forma, fica claro que o 5G vai chegar para mudar a vida cotidiana de todas as cidades em que for implementado, tornando-as inteligentes e mais automatizadas, criando diversas possibilidades de ideias e interações ainda não imaginadas.



36 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo