• Júlia Oliva

A importância do projeto arquitetônico para a sua obra

Fique por dentro de tudo sobre o quão importante é esse projeto.

Fonte: https://bit.ly/3Ii4vkn


O projeto arquitetônico é indispensável em qualquer obra, contudo, sabe-se que ainda há uma falta de conhecimento acerca da importância desse planejamento de obra. É visto que muitas construções são realizadas, nos dias de hoje, sem um plano de arquitetura que envolva toda a edificação.

O desenho arquitetônico, como um todo, visa uma execução técnica, é a relação direta entre uma atividade intelectual e manual. Isso porque, ele traz em sua essência, todos os elementos fundamentais para a construção e procura facilitar sua aplicação na prática.

Para isso, o projeto segue diversas normas em relação à representação, símbolos, numerações, medidas e todas as informações necessárias para a interpretação completa do desenho.


Fonte: https://bit.ly/3yp5D0S

O conjunto de normas internacionais é supervisionado pela ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normalização). Porém, há uma adaptação das normas para cada país, no Brasil, isso é feito pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as duas principais normas utilizadas no desenho arquitetônico são:

  • NBR - 6492 - Representação de projetos de arquitetura;

  • NBR - 10067 - Princípios gerais de representação em desenho técnico.

A primeira, diz respeito aos parâmetros necessários à aplicabilidade do desenho técnico e a compreensão dos elementos da planta. Essa norma, aplica-se tanto ao desenho feito a mão quanto ao desenho feito em softwares. No âmbito de projetos, é de extrema importância que se siga a norma à risca, a fim de garantir a compreensão inteira do desenho.

Já a segunda norma, fixa a forma de representação que é aplicada ao desenho técnico. Essa, visa padronizar as condições exigíveis para a localização e a disposição do espaço para desenho, espaço para texto e legenda etc, nas folhas de desenho.

Dessa maneira, as linhas, traços e curvas, são todas padronizadas de modo a evitar que as representações técnicas destoem muito uma da outra. Também há a inserção de perspectivas e vistas para a compreensão completa do projeto.

A escala é um dos principais pontos discutidos entre os projetistas. Isso porque, de acordo com a escala colocada no desenho, há uma grande distinção entre o desenho técnico e o mundo real.


Fonte: https://bit.ly/3RdNv2K


Ademais, é visto que o projeto arquitetônico prevê todas as etapas da obra, podendo facilitar a execução. Dessa maneira, caso você opte por construir sua residência sem um projeto arquitetônico, há alguns problemas que podem surgir no decorrer da construção, são eles:

  • Problemas no encanamento;

  • Falta de organização na obra;

  • Gasto excessivo de materiais e mão de obra;

  • Problemas com iluminação e ventilação;

  • Mal dimensionamento dos espaços;

  • Utilização de materiais inadequados ou de baixa qualidade;

Entre outras coisas, é notória a importância do projeto arquitetônico para a sua obra. Além disso, dentro do projeto você também é capaz de tornar os ambientes com a decoração, planejar móveis, economizar materiais, mão de obra etc. Portanto, a utilização de um planejamento arquitetônico na construção se faz mais do que indispensável.



20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo