top of page
  • Gabriel Henrique e Aaron Rondelo

Projeto hidrossanitário, porque ele é tão importante e como ele pode evitar transtornos na sua obra


O que é ?

Um projeto hidráulico é aquele responsável pela distribuição de sistemas de águas quentes, frias e o esgoto ao longo da edificação. Todo imóvel precisa de um sistema hidráulico para fazer circular a água pelo ambiente, equipamentos como chuveiros, descargas, máquinas de lavar não conseguiriam operar se não houvesse uma rede de encanamentos por trás comandando tudo.

No entanto muitas pessoas acabam negligenciando este fator fundamental na hora de planejar sua obra e o resultado disso pode acarretar em problemas de infiltração, mau cheiro e pode até mesmo acabar gerando um gasto desnecessário na compra de materiais.

Como funciona ?

A finalidade básica deste tipo de projeto é fazer você receber a água tratada em sua casa, bem como eliminar todos os dejetos produzidos e fazer com que os esses dois sistemas não se misturem.

Para isto o sistema de hidrossanitário trabalha utilizando tubulações, registros, caixas d'água e bombas. E a função do projetistas é de planejar os melhores locais de instalações destes objetos e também o correto dimensionamento deles.

Dentro de um projeto hidrossanitário existem alguns sub serviços. Entre eles está o sistema de água quente e água fria e o de esgoto.

Sobre os sistemas de aquecimento, se destacam o aquecimento solar e a gás. No primeiro são colocados painéis ou tubos na cobertura da residência e esses sistemas absorvem a energia do sol a fim de aquecer a água que por sua vez é armazenada em um boiler até a sua utilização. O sistema de aquecimento a gás é acionado manualmente e não utiliza boiler para armazenagem, consiste basicamente de uma chamada por onde a água é aquecida e direcionada para uso.

Já os sistemas de água fria são responsáveis pela distribuição desde a concessionária ou poço artesiano até a sua torneira por exemplo. Esse sistema pode ser feito de forma direta; no caso a água vai da "rua" diretamente para o seu uso, sem o intermédio de uma caixa d'água, ou o sistema pode ser indireto em que a água vinda de fora vai primeiramente encher um reservatório para depois ser distribuída na edificação.

O sistema de esgoto é responsável pelo direcionamento da água suja, juntamente com excrementos, da sua edificação até a estação de tratamento. É fundamental realizar um sistema de escoamento para evitar mau odor vindo de ralos e privadas. Dito isso, é importante se certificar que o encanamento possua espessura e angulação adequada para que os resíduos possam descer com a gravidade, bem como locar os ralos e as posições da caixa de passagem assim como checar filtros, etc.

Vantagens

Como foi dito acima, é o projetistas quem vai planejar o funcionamento de todos os elementos que compõe o projeto, daí tiramos a principal vantagem em contratar esse tipo de serviço, que é a segurança.

Ao dimensionar todos os detalhes do projeto numa planta, o risco de problemas futuros diminui consideravelmente, pois vão ser realizados cálculos que envolvem tanto o diâmetro da tubulação, quanto a quantidade de materiais necessários para a execução da obra.

Ao contratar um serviço especializado, o cliente tem a garantia de que vai receber um tratamento de cliente, a Jovens Projetistas, por exemplo, realiza projetos hidrossanitários usando ferramentas de modelagem 3D com base na plataforma BIM, isso além de facilitar a transmissão de informações, também reduz a probabilidade de improvisações.

Outra vantagem a pontuar é a existência de norm

as de seguranças que bons profissionais devem seguir na execução do hidráulico, estas normas, além de garantir a segurança no andamento da obra, também pode servir como um aparato jurídico para o proprietário, caso ocorram problemas futuros.

Conclusão

O projeto hidrossanitário é indispensável para a conclusão de qualquer imóvel e foi descrito acima que negligencia-lo pode acarretar diversos transtornos futuros aos proprietários destes imóveis.

Para um projeto de hidrossanitário da melhor qualidade, contate a Jovens Projetistas, nosso foco é a qualidade e a total dedicação ao cliente.

Se interessou? Conheça também nosso portfólio! Para mais informações entre em contato conosco através do nosso e-mail: contato@jovensprojetistas.com

109 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page