Posts Recentes
Posts Em Destaque

Desenho 2D e modelagem 3D do seu produto


A tecnologia deixou de ser um simples diferencial, e passou a permitir a fusão do físico e digital em um mundo cada vez mais conectado e cheio de informações. Segundo o administrador Siloé Almeida, “a comunicação aumenta a velocidade das realizações e multiplica os resultados”.


Dentro disso, também essencial visualizar seu protótipo antes de executa-lo, não é mesmo? E uma maneira muito eficiente de comunicação em diferentes áreas da Engenharia e da Arquitetura, é o Desenho 2D e a Modelagem 3D. Esses contam com softwares especializados que permitem que seu projeto seja realizado apropriadamente durante a demonstração de ideia, fabricação, montagem e solicitação de patente.

Saiba mais sobre as definições e relação da representação com o seu produto!



O Desenho Técnico


O desenho técnico é uma representação gráfica que dispõe de metodologias e procedimentos que são respeitados, seguindo as especificações técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para o desenvolvimento de um projeto que apresenta características como escalas, cortes e vistas que reproduzem o objeto no ambiente.


Esse, encontra-se no meio de Engenharia e Arquitetura com diferentes nomes como: desenho mecânico, desenho de máquinas, desenho de estruturas, desenho arquitetônico, detalhamentos elétricos, projeto de móveis, entre outros.



O Desenho 2D


O desenho 2D é desenvolvido em uma perspectiva bidimensional, com representação de altura e largura em uma superfície plana, onde o plano de projeção pode ser a tela do computador ou uma folha de papel, e requer a capacidade de visualização espacial de seu detalhamento.


Trata-se de uma representação mais específica do desenho de um produto, com detalhamentos como dimensões, materiais, tolerâncias e acabamentos.



A Modelagem 3D


Por sua vez, a modelagem 3D (também conhecida por modelagem digital), busca representar, por meio de dimensões espaciais, uma peça ou objeto criado com alguma finalidade.


Os softwares utilizados para a criação dos modelos possibilitam a criação de peças específicas para certo maquinário ou, até mesmo, a própria criação de um mecanismo gerado pela combinação das peças produzidas.


Atualmente, a modelagem 3D está em alta no mercado pela facilidade que proporciona na produção de peças. Além disso, a tecnologia avançada encontrada no mercado facilita a materialização e simulações dos objetos mais simples aos mais complexos.


Nesse contexto, os programas que desenvolvem a modelagem 3D ainda proporcionam muitos aspectos positivos como: a relação de forças que irão atuar nas peças no instante em que elas forem utilizadas, a performance dessas durante seu uso, e em relação a criação de maquinário, a modelagem ajuda na melhor idealização e combinação das peças.



Relação entre o projeto 2D e 3D


O projeto 2D traz detalhes importantes no entendimento técnico de um objeto a partir das vistas frontal, laterais e superior. Já o desenho 3D possibilita uma compreensão melhor por meio de diversos pontos de vista. O volume do objeto acaba se tornando mais claro e, assim, gera-se a possibilidade da impressão 3D do objeto.



A Renderização na Modelagem


Renderização é o termo utilizado para o processo que transforma o material bruto digitalizado, chamado de malha tridimensional (imagem de traços simples), em um material finalizado, com recursos gráficos que promovem a demonstração de uma imagem mais realista, capaz de oferecer uma melhor experiência ao usuário.



Nós, da Jovens Projetistas, utilizamos o SolidWorks - um software CAD para formas e detalhamento - no desenvolvimento e apresentação do seu desenho técnico mecânico em 2D e 3D para materializar a sua ideia, e proporcionar uma melhor visualização que garanta o melhor da comunicação para o seu negócio.


Se interessou? Conheça também nosso portfólio! Para mais informações entre em contato conosco através do nosso e-mail: contato@jovensprojetistas.com


Fontes


https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/projetos-mecanicos/modelagem-3d-peca-como-funciona/

https://www.bekengenharia.com.br/servicos/detalhamento-2d

http://www.diferencialjr.ufc.br/?p=1663#:~:text=BENEF%C3%8DCIOS%20DO%20DESENHO%20T%C3%89CNICO%202D,da%20produ%C3%A7%C3%A3o%20em%20larga%20escala.

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
DÚVIDAS, ORÇAMENTOS OU BENCHMARKINGS ? 

UMA EMPRESA JÚNIOR ENGAJADA NO MOVIMENTO E EM BUSCA DE UM BRASIL MAIS EMPREENDEDOR!

© 2019 • Jovens Projetistas • FEG/Unesp - Campus Guaratinguetá • Organização sem fins lucrativos

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon