Posts Recentes
Posts Em Destaque

Vantagens de um serviço de Design de Interiores

Introdução

Primeiramente, você sabe bem sobre o que se trata “design de interiores”? Muitas vezes os termos e o que cada profissional faz podem ser confundidos, é muito normal uma pessoa associar um arquiteto, por exemplo, a um profissional de design de interiores e vice versa. As áreas certamente têm uma certa relação, porém é importante saber quem realmente deve ser contratado para uma tarefa específica. Um arquiteto possui grande preocupação com a parte estrutural de uma construção, estando diretamente relacionado ao planejamento de ambientes externos, urbanismo, tamanho dos espaços, entre outros. Já o designer de interiores não tem uma relação muito íntima com esses fatores citados. Mas não se preocupe, ao longo desse artigo ficará claro todas as funções de um designer de interiores e a importância de contratar um para atingir resultados incríveis.

Motivos para contratar um serviço de design de interiores

Na hora de elaborar um projeto para revestimento e decoração de nossas casas, muitas vezes nós nem sabemos por onde começar, não é mesmo? Quem não é especialista no assunto pode ter muitas dúvidas para realizar essa missão: qual o melhor material? Como criar ambientes práticos? Como garantir senso estético? É por isso que, para que seu projeto fique moderno, funcional e personalizado, a melhor solução é contratar profissionais que saibam como lidar com todos esses aspectos, profissionais que promovam um bom serviço de design de interiores.

O projeto de design sempre deve seguir as normas de funcionalidade, ergonomia, acústica, iluminação e térmica, sem esquecer do senso estético, para criar os melhores ambientes possíveis. Este serviço tem a função de tornar os espaços internos mais agradáveis, harmônicos e funcionais, sempre levando em conta os desejos de cada cliente para que o projeto fique personalizado e atenda às necessidades dos moradores, visitantes ou usuários dos ambientes em questão.

Lembre-se que o projeto de sua casa, comércio, entre outros, vai ser feito para durar longos anos. Por isso, para garantir um excelente resultado final vale a pena contar com a ajuda de um profissional!


Levando tudo o que foi dito em consideração, citaremos alguns pontos que mostram a importância de contratar um bom serviço de design de interiores.

1- Economia de dinheiro


A economia de dinheiro é muito voltada à experiência do profissional, que saberá aproveitar melhor todos os recursos. Ele conhece os fornecedores com melhor custo-benefício, sabe onde vale a pena investir e quando economizar, equilibrando os gastos de acordo com as necessidades do projeto.

Um bom profissional sempre busca as melhores soluções para cada projeto, visando encontrar os melhores materiais, revestimentos e objetos que dialoguem com os espaços (sendo apropriados para o contexto em questão). Tudo isso é feito considerando o orçamento disponível, garantindo que todo o trabalho esteja de acordo.

Se o projeto for para toda a propriedade, a economia é ainda mais significativa, já que o designer saberá aproveitar melhor os recursos para todos os ambientes internos, além de conseguir uma melhor estética para todos os cômodos do local. Por meio de estudo e planejamento, o profissional define o que cada ambiente precisa, garantindo assertividade na escolha de objetos, materiais e revestimentos.

Existem considerações financeiras que você pode não ver antecipadamente, incluindo o considerável custo potencial dos erros. Desse modo a economia que iria ser feita previamente ao deixar de contratar um serviço próprio, acaba saindo caro, tendo em vista esses erros que podem ser gerados e a falta de experiência de uma pessoa que não é especialista no assunto.

2- Harmonia, praticidade e funcionalidade dos ambientes

Um projeto de design tem a função de criar ambientes funcionais para garantir comodidade e praticidade no dia a dia. Muitas pessoas leigas costumam pensar somente na parte estética e quando o projeto está finalizado percebem que o ambiente não está nada funcional e pode atrapalhar a rotina da casa.

O profissional de design de interiores tem como obrigação, e parte fundamental de seu trabalho, manter uma relação íntima com o cliente para entender como é sua vida e rotina, para que possa ser feito o projeto ideal para o cliente. A preocupação com a estética é muito importante, mas a funcionalidade do projeto é essencial! Por isso, é notável que o resultado final seja uma relação harmoniosa entre estética e conforto, ambos definidos pelo estilo e opiniões do cliente. Além disso é bom lembrar, claro, de atender às normas de conforto, principalmente a norma regulamentadora que rege diretamente a ergonomia, a NR-17.

O importante é saber que um designer de interiores faz muito mais do que escolher móveis, tecidos e cores. Ele sabe projetar espaços, promover a melhor disposição do mobiliário e da iluminação, aproveitar cada canto com a criação de móveis e marcenaria personalizada, entre outros. Tudo isso é feito deixando o espaço ideal para circulação e levando em conta muitos outros aspectos que garantem praticidade e funcionalidade aos ambientes.

Com o uso de ferramentas adequadas, o designer irá desenhar plantas baixas e criar imagens 3D, mostrando ao cliente exatamente como a sua casa ficará ao final do projeto.

Com um projeto pensado de acordo com as necessidades do cliente, os espaços ficarão diferenciados e acolhedores. Um comércio cuidado por um designer de interiores, por exemplo, será todo customizado para passar a mensagem que o dono quer para os clientes e garantir uma boa impressão a eles, o que com certeza é um fator que torna a experiência positiva. Diversos restaurantes e lojas se destacam por apresentarem espaços internos notáveis, sendo muitas vezes marcas dos estabelecimentos. Já em outro cenário, uma casa, por exemplo, que teve um serviço de design de interiores, será totalmente adaptada ao morador, como se fosse uma exteriorização de seu estilo e personalidade, sendo, sobretudo, prática e eficiente no seu dia a dia.

3- Valorização do imóvel

O responsável pelo projeto de design de interiores estuda o fluxo dentro de cada ambiente, pensa em soluções para armazenar objetos, cria peças multifuncionais e projeta o espaço com estilo e harmonia. Uma loja de roupas, por exemplo, geralmente tem um fluxo maior de pessoas e necessita de espaços disponíveis para provadores, caixa, cabideiros, entre outros, além de que necessita chamar atenção dos clientes. Portanto, em um espaço reduzido, é essencial que todos esses elementos sejam distribuídos, organizados e complementados da melhor maneira possível para o sucesso do negócio.

Existem muitos recursos que podem fazer um ambiente parecer maior, como o uso de espelhos, cores e luz. Assim, o designer de interiores sabe como tirar partido desses elementos para aumentar a sensação de espaço, além de valorizar seu imóvel dando uma visão mais robusta e chique para ele.

Além de tudo, casas e apartamentos decorados de forma completa e eficiente tendem a se valorizar muito mais no mercado. Ou seja, o investimento feito na contratação de um serviço de design de interiores certamente trará retorno na hora de revender o imóvel.

4- Adequação da casa para crianças, pets ou idosos

Ao contratar um serviço de design de interiores, o cliente terá assessoria para comprar móveis e revestimentos que sejam adequados às crianças ou animais de estimação. O mercado têxtil está sempre evoluindo e vários recursos nos estão disponíveis atualmente. Hoje existem tecidos para inúmeras situações e contextos, como: tecidos à prova de gatos (que não desfiam com as unhas dos animais) e tecidos que podem ter manchas de bebida ou caneta removidas em casa (sem necessidade de irem para lavanderias especializadas).

Móveis para crianças também precisam de projetos especiais. Eles têm alturas específicas, não podem ter quinas vivas e nem parafusos aparentes. Um bom profissional tem conhecimento técnico para projetar móveis adequados a crianças pequenas.

No caso da terceira idade, também existem normas técnicas e estudos que podem ser aplicados ao seu imóvel. A escolha de revestimentos adequados e itens de segurança, assim como o desenho de peças com alturas e apoios especiais, fazem parte de um projeto de reforma e adequação da casa para um idoso.

5- Suporte e atendimento exclusivo

A comunicação é fundamental em qualquer tipo de projeto, porém, nos de design, a comunicação se torna essencial para que o resultado final seja exatamente como o cliente sonha e idealiza. Erros geralmente ocorrem quando uma conversa ou solicitação aparentemente simples é mal interpretada por um ou ambos os lados. Um profissional experiente saberá como comunicar adequadamente a sua visão do projeto e também te guiará para uma boa comunicação com os comerciantes e fornecedores relevantes. Com desenhos detalhados, documentação e acompanhamentos seu projeto dos sonhos com certeza se tornará realidade!

6- Transformar as vontades e necessidades do cliente em realidade

A falta de conhecimento muitas vezes nos impede de realizar projetos mais complexos como a decoração de uma casa. Por exemplo, você gosta de uma cor, um móvel ou um papel de parede, mas não sabe muito bem como utilizá-los de maneira harmoniosa em sua casa. Um projeto de design poderá te ajudar com isso, sem contar com ideias e novos recursos que você talvez não tivesse pensado.

Conclusão

A discussão até aqui esclareceu o que é design de interiores, as funções que o profissional da área tem e como é importante a contratação de um para se obter um melhor resultado de distribuição, organização e composição dos elementos internos da propriedade do cliente, trazendo benefícios pessoais e econômicos a ele.


Nós, da Jovens Projetistas, oferecemos um ótimo serviço de design de interiores, levando em consideração todos os aspectos abordados, para que o cliente possua a melhor experiência possível. Se interessou? Quer saber mais sobre a gente? Para mais informações entre em contato conosco através do nosso site: jovensprojetistas.com ou pelo nosso e-mail: contato@jovensprojetistas.com

Fontes:

https://lilianazenaro.com.br/contratar-um-designer-de-interiores-5-motivos-para-ter-assessoria-profissional/

https://www.casaparaviver.com.br/2018/06/29/decoracao-de-interiores-5-vantagens-consultoria-online/

http://fabricati.com.br/designer-de-interiores-para-elaborar-seu-projeto/

https://rangeldesigndeinteriores.com.br/contratar-design-interiores/

https://guiadaspersianas.com.br/veja-os-beneficios-de-contratar-um-design-de-interiores/

https://www.pravaler.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-arquitetura-e-design-de-interiores/

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
DÚVIDAS, ORÇAMENTOS OU BENCHMARKINGS ? 

UMA EMPRESA JÚNIOR ENGAJADA NO MOVIMENTO E EM BUSCA DE UM BRASIL MAIS EMPREENDEDOR!

© 2019 • Jovens Projetistas • FEG/Unesp - Campus Guaratinguetá • Organização sem fins lucrativos

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon