Posts Recentes
Posts Em Destaque

Manual de rotina durante a quarentena

Introdução


Quando olhamos para o cenário global em meio à crise iniciada pela COVID-19, cada vez mais percebemos que os hábitos antes enraizados em nossa sociedade irão sofrer mudanças severas, ou seja, a dinâmica mundial econômica, cultural e social estão em cheque.

O distanciamento social, tão importante para a mitigação dos efeitos da pandemia, exigiu que empresas, faculdades e comércios se adaptassem rapidamente, seja pivotando em seu modelo de negócios ou adotando processos remotos. Porém, em meio ao caos de “infoxicação” (excesso de informações), um outro tópico de discussão surge, a saúde, seja essa física ou mental, de todos os indivíduos inseridos nessa realidade.

Portanto, esse manual tem como propósito auxiliar todos os interessados durante essa crise, de forma a trazer diversas informações pertinentes para que possam ficar saudáveis e aproveitar ao máximo esse período de quarentena.



Segurança


A situação da COVID-19 no cenário brasileiro está cada vez pior, de modo que a cada dia as estatísticas só crescem, já sendo contabilizados mais de 186 mil contaminados e mais de 13 mil mortes. Nesse panorama caótico, é imprescindível que compilemos as principais medidas de prevenção aconselhadas pela Organização Mundial da Saúde, visto que desde o início da disseminação do vírus pelo mundo, muitas notícias e informações ilegítimas foram espalhadas para a população. Com informações legítimas, é possível que todos fiquem pelo menos minimamente cientes das ações a serem tomadas.

Os principais sintomas da COVID-19 são: tosse, febre alta, coriza, dor de garganta e em casos mais graves a dificuldade em respirar, porém, vale ressaltar que a grande maioria das pessoas (cerca de 80%) será assintomática ou terá sintomas leves, portanto, apenas procure o médico no caso de piora expressiva!


Medidas:

  • Lavar as mãos e pulsos por no mínimo 20 segundos sempre que possível;

  • Higienizar as mãos com Álcool em gel 70% quando em ambientes públicos (não substitui a devida lavagem);

  • Utilizar máscaras caso haja a necessidade de sair de casa;

  • Praticar o isolamento social;

  • Quando em contato com pessoas, estabelecer uma distância de no mínimo 2 metros;

  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a face com um lenço ou com o antebraço;

  • Evitar ao máximo tocar o rosto quando em um ambiente externo.



Rotina saudável


Na situação atual, onde grande parte da população se encontra em Isolamento Social, praticamente todos os pontos que formam a base de nossa rotina se encontram impraticáveis, o resultado? Número de casos de depressão e ansiedade crescem diariamente, o cérebro anseia por interações sociais, e nós estamos presos em cubículos...

Dados os fatos, é de extrema importância que seja estabelecida uma rotina saudável durante a quarentena, visto que essa contribui para que mesmo estando em casa, continuemos sadios, produtivos e otimistas! Dessa forma, traremos algumas sugestões sobre como se manter um saudável física e mentalmente!!


Sugestões:

  • Acorde cedo, de preferência antes das 9:00h, seu dia se torna mais produtivo e terá mais energia durante o dia;

  • Divida seu dia e se organize, colocar horário para suas tarefas te ajuda a formar o hábito de sua nova rotina;

  • Coma bem (saudável), afinal todo mundo fica tentado a comer aquele lanchão, mas nesse momento é importante manter nosso corpo com o sistema imunológico funcionando ao máximo;

  • Exercite-se, vai ajudar você a se manter ativo mesmo em casa, e contribui com a liberação de endorfina, mantendo você com energia e alegre;

  • Em sua organização reserve momentos para se divertir, seja assistindo uma série, descansando, lendo ou jogando, o importante é se distrair;

  • Limite o número de notícias que assiste, absorva apenas o necessário, afinal, o mundo produz muita informação desnecessária que só vai deixar você mais ansioso e preocupado;

  • Aproveite esse momento para se desenvolver, estude algum tópico que gosta ou descubra algo novo, não deixe esse período te desanimar e impedir de evoluir. Diversas universidades e outras plataformas estão disponibilizando cursos online grátis sobre diversos assuntos, não perca essa chance de adquirir conhecimento;

  • Aproxime-se das pessoas que realmente são importantes para você (a distância rs);

  • Durma cedo e durma bastante (8h no mínimo), dessa forma você está preparando seu corpo para o dia seguinte e se mantendo sadio.


Indicação:


Livro: O Poder do Hábito, por Charles Duhigg


Organização


Conforme citado anteriormente, a adoção de uma organização durante a quarentena é muito importante para que seja criada uma rotina desejada, mas não só isso, como também será essencial para quando o mundo voltar à normalidade, de forma que você estará preparado para isso. Uma boa gestão do tempo faz com que seu dia fique extremamente produtivo, permitindo que grandes resultados sejam atingidos.

Com isso, passaremos algumas ferramentas e metodologias de organização, as quais vocês podem utilizar para começar, e adaptá-las a cada realidade, lembrando que o segredo é sempre buscar a melhor forma de organização para você!


Ferramentas:



Tarefas Gerais – Trello



Compromissos Fixos e Variáveis - Google Calendar



Quando pensamos em ferramentas de organização, precisamos estabelecer suas funções, e o porquê elas estarão sendo benéficas para que possamos nos planejar. Para tal, é válido lembrar que todas essas ferramentas são adaptações de metodologias ou objetos físicos que agora existem na forma digital, sendo o trello um KanBan e o Google Calendar uma agenda, ambos virtuais.

Mas o que é um KanBan? O KanBan é uma metodologia de organização de tarefas de forma visual e prática, onde lista-se todas as tarefas a serem realizadas (To do), as que estão sendo feitas naquele momento (Doing) e as que foram concluídas (Done), permitindo ao indivíduo não se perder em meio a todos os aspectos de sua vida, e que também saiba priorizar suas tarefas, e para isso, segue a próxima ferramenta, a Matriz de Eisenhower!



KanBan




Matriz de Eisenhower - Priorização de tarefas




Comunicação


Neste momento de distanciamento social, acabamos ficando longe de amigos e as vezes de alguns familiares, como avôs e avós, que se encontram no grupo de risco. E tendo em vista que na atualidade estamos sempre conectados, com uma vasta gama de meios de comunicação, aproveite esse momento para usufruir de suas redes sociais para se comunicar com as pessoas que são queridas para você! Use e abuse das videochamadas para poder ver o rostinho de quem você ama, jogue jogos online com seus amigos e o mais importante de tudo, usufrua também deste momento para se aproximar ainda mais da pessoa com quem você está de quarentena, pois as vezes nos perdemos nos celulares e nos computadores ao em vez de aproveitar quem está bem ao seu lado nesse momento tão crucial para a humanidade. Converse com a pessoa que está aí com você, jogue jogos de tabuleiro, façam aquela receita que viram na internet, tire fotos, veja um filme com ela, só não vão sair de casa ein!

Sabemos que este momento de quarentena e isolamento social é prejudicial a nossa saúde física e mental, mas seguindo esse manual e tantas outras dicas disponíveis para você, tudo vai ficar bem, você se manterá saudável e próspero para quando tudo isso acabar!


Fique em casa, lave as mãos, use máscara, se protejam!







Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
DÚVIDAS, ORÇAMENTOS OU BENCHMARKINGS ? 

UMA EMPRESA JÚNIOR ENGAJADA NO MOVIMENTO E EM BUSCA DE UM BRASIL MAIS EMPREENDEDOR!

© 2019 • Jovens Projetistas • FEG/Unesp - Campus Guaratinguetá • Organização sem fins lucrativos

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon