• Pedro Mendes e Barbara Carbone

Saiba mais sobre EJs


Mas calma aí, primeiramente, o que é uma EJ? EJ é a sigla de Empresa Junior, elas são empresas sem fins lucrativos e seus membros são constituídos integralmente de jovens universitários movidos pelo desejo de impactar e mudar o país!

A jornada nacional das EJ’s teve início em 1988 (com a criação da primeira empresa júnior brasileira, a Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas), a partir disso o movimento só cresceu, contando com mais de 22 mil empresários distribuídos em mais de 900 empresas juniores, de acordo com dados de 2018. Dentro desse contexto, as EJ’s se tornam grandes alternativas em relação a outras empresas disponíveis no mercado, devido a uma série de fatores que beneficiam o cliente, contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo nacional, entre outros.

A seguir iremos abordar mais cada um desses aspectos que torna vantajoso adquirir os serviços de uma empresa júnior.




Empresas sem fins lucrativos


As empresas juniores têm como uma das principais características o fato de não possuir fins lucrativos. Ou seja, os membros da empresa não exercem atividade remunerada. É como havia sido dito anteriormente, o que nos move é o puro desejo por aperfeiçoamento profissional, evoluir e impactar vidas no cenário nacional e até mesmo fora do país.

O movimento das empresas juniores apresenta valores muito bem definidos, como “transparência”, “compromisso com resultado”, “orgulho de ser do movimento”, entre outros. O nosso objetivo é nos atentar a esses valores para que possamos mudar a mentalidade empresarial brasileira e impactar o país. Justamente nesse contexto, o dinheiro recebido é usado como ferramenta para impulsionar as empresas e não para lucros individuais dos membros.




Membros capacitados e softwares de alto nível


A capacitação dos membros para desenvolver suas atividades da melhor forma possível é essencial para as EJ’s. O dinheiro ganho nos projetos feitos também é direcionado a isso.

Existem empresas juniores que atuam em diversas áreas, seja saúde, infraestrutura, entre outros. Usando nosso exemplo, Jovens Projetistas, somos uma empresa que desenvolve projetos de engenharia, e tendo em vista nosso objetivo, buscamos ao máximo fornecer cursos para nossos membros a todo momento.

Um membro da área de elétrica, por exemplo, recebe diversos treinamentos e cursos em sua área, como “instalações elétricas” e “luminotécnica”, e aprendendo a usar softwares de alto nível como o “QiBuilder”. De modo que todos esses treinamentos de capacitação acabam ainda funcionando de forma conjunta com o conhecimento que está sendo adquirido por meio das matérias da universidade.

Membros que trabalham com o marketing, por exemplo, estão sempre envolvidos com aprendizado constante realizando cursos e treinamentos sobre “marketing estratégico”, “design gráfico”, “uso de photoshop”, etc. Já os membros que trabalham diretamente com a administração de projetos sempre estão se capacitando para melhorar o gerenciamento dos projetos, tornando o processo mais ágil através do aprendizado ao uso de metodologias diversas, como o “scrum”.

Muita coisa, não é? Esses foram somente alguns exemplos da nossa EJ, inserida em um cenário muito mais complexo, para mostrar o quanto uma EJ procura se especializar e melhorar cada vez mais os membros visando fornecer serviços de qualidade.




Preço abaixo do mercado


Com certeza esse é um dos pontos que mais chama atenção dos clientes. Novamente, devido ao fato de empresas juniores não possuírem fins lucrativos, e seus membros não serem remunerados, não há cobrança sobre o trabalho destes. Isso possibilita uma acessibilidade maior aos nossos serviços, de modo que as EJ’s trabalham tanto com empresas diversas, como com pessoas físicas que querem fazer um serviço em sua casa, por exemplo.

Muitas pessoas podem considerar o preço mais baixo, como um fator que mede a qualidade do serviço. Então é importante destacar o que foi discutido acima. Busca-se sempre colocar um preço no projeto que permita que sejam pagos os gastos com a manutenção da empresa e com os investimentos para uma boa capacitação dos membros. Nada a mais que isso, de modo que fique um bom preço para aqueles que quiserem adquirir os serviços da EJ.




Maior atenção ao cliente e serviço personalizado


O fato de uma empresa sênior possuir grandes divisões de setores e departamentos, com uma equipe muito grande, torna a comunicação muitas vezes muito dispersa, não havendo um contato muito próximo do cliente com a empresa. Em contrapartida, uma empresa júnior apresenta uma equipe mais compacta e uma disponibilidade para comunicação muito facilitada. Com isso, a partir do momento em que o cliente fecha o projeto com a EJ, a empresa mantém um contato constante para mostrar cada etapa do projeto para o cliente, de modo que ele possa dizer se tudo está como o esperado, se quer mudar algo, etc.

O fácil acesso seja por ligação, e-mail, facebook ou qualquer outra rede social, permite que a qualquer momento o cliente tire dúvidas e se expresse da melhor maneira para que a equipe da empresa possa fazer suas vontades e entregar o melhor resultado no serviço.

Ter essa relação próxima com o cliente é muito importante para as EJ’s, de modo que o feedback do cliente em relação a performance da empresa, permite com que ela se desenvolva cada vez mais, sempre melhorando seu atendimento.




As EJ’s são inseridas em Universidades


Sabe-se que grande parte das pesquisas e inovações no Brasil advém das Universidades, tanto públicas, quanto particulares. Essa grande vontade do jovem universitário de inovar e proporcionar grandes feitos ao país, nos mostra seu grande desempenho dentro das universidades. E nada melhor do que fazer parte de uma Empresa Junior que aproxima o jovem ao mercado de trabalho, tendo em vista que os processos seletivos são cuidadosamente elaborados para que os estudantes mais motivados e empenhados possam fazer parte do time e consequentemente dar o seu melhor na realização dos projetos.

A busca pelo conhecimento e pelo desenvolvimento profissional dos jovens dentro das universidades nos mostra que os membros das Empresas Juniores são motivados e inspirados, prontos para impactar vidas e o Brasil.




Grandes empresas que apoiam o movimento


Em tratando-se de credibilidade podemos citar grandes nomes de empresas que apoiam todo o Movimento Empresa Junior, que acreditam no potencial dos empresários juniores e confiam no serviço que as EJ’s fornecem. Entre elas temos a Ambev, a Bradesco, a Falconi, Heineken, Eureca, Movile, Pirelli, Sicoob, Quero Educação, Ultragaz, etc.

Também podemos citar empresas que já foram clientes da nossa EJ, Jovens Projetistas, que acreditaram no nosso serviço e nos nossos membros para a realização dos serviços. Entre eles temos Raízen, Everest, Karsch Construções, Acalve Engenharia, entre outras.




Viabilidade de trabalhar em qualquer lugar do Brasil e também fora dele/ atividades remotas


Uma das grandes vantagens de contratar uma EJ é a de que algumas delas (que oferecem serviços de engenharia, consultoria, etc) apresentam a viabilidade de trabalhar em serviços em qualquer lugar do Brasil, e até mesmo fora dele, de forma remota, tendo em vista a utilização de softwares de alta qualidade para a resolução dos serviços.

Além disso, há a possibilidade de terceirizar etapas que não possam ser feitas remotamente, e o que é mais legal, essa terceirização pode ser feita por meio de uma parceria com outra EJ daquele local para realizar o trabalho. Um ótimo caso de ajuda mútua entre EJ’s, mostrando o engajamento destas no movimento, sempre apoiando umas às outras!

Um exemplo muito legal dessa viabilidade para atividades remotas é que nós, da Jovens Projetistas, já realizamos serviços na área de engenharia civil para um cliente situado no Uruguai!!






Muito legal, não?! Há vários motivos para se contratar uma EJ. Além de receber um serviço de qualidade, você também ajuda a proporcionar possibilidades de aprendizado e experiências incríveis aos jovens universitários, o futuro do nosso país.

Nós, da Jovens Projetistas oferecemos serviços de civil, elétrica e mecânica. Se interessou? Quer saber mais sobre a gente? Para mais informações entre em contato conosco através do nosso site: jovensprojetistas.com ou pelo nosso e-mail: contato@jovensprojetistas.com










Fontes:

https://www.brasiljunior.org.br/conheca-o-mej

http://ejfgv.com/quem-somos/

107 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo